Dieta na amamentação: receita de vitamina para as mamães

Alimentos como a aveia, a alfafa e a cevada são considerados auxiliadores na produção de leite materno e devem ser consumido por nutrizes

 

O aleitamento materno é um ato de valor à vida da criança, capaz de fornecer todos os nutrientes necessários para sua saúde e o crescimento. Entretanto, não são todas as mães que conseguem ser nutrizes; às vezes a fonte de leite seca e, outras, uma doença ou mesmo a falta de alimentação e hidratação adequada impede a produção de leite. Felizmente, neste último caso, uma correta dieta na amamentação pode fazer toda a diferença.

Infelizmente, existem poucos dados científicos sobre alimentos necessários para uma amamentação segura. 

Nutrir em primeiro lugar

Um estudo divulgado pelo Korean Pediatric Journal listou alguns grupos alimentares que geram dúvidas nessa fase de amamentação e dieta. A cafeína, por exemplo, não é prejudicial se não for consumida em excesso. Alimentos gasosos, como repolho, couve-flor e brócolis podem causar gases no intestino da mãe; no entanto, gás e fibras não são repassados para o leite materno. O consumo de frutas cítricas também não altera o pH do leite materno.

No caso de alimentos crus, qualquer um pode ser uma fonte de infecção. Entretanto, a intoxicação alimentar materna não resulta em infecção em bebês, apenas faz mal à própria mulher. O ideal é que se a mãe for consumir alimentos crus, que consuma em locais que está acostumada, como um restaurante japonês que conheça há certo tempo. No caso do leite de vaca, o mesmo estudo aponta que, por ser fonte de cálcio, é um alimento interessante a manter na dieta. Mas o consumo deve ser excluído quando a criança recebe o diagnóstico de alergia à proteína do leite, conhecida como APLV.

Por fim, em relação aos peixes, a pesquisa diz que são importantes fontes de ômega-3 e interessantes para serem incluídos na dieta da mãe, mas cuidados com o tipo e fonte do peixe devem ser tomados para evitar exposição excessiva ao mercúrio. A American Academy of Pediatrics concluiu que o possível risco de excesso de mercúrio ou outros contaminantes é compensado pelos benefícios neurocomportamentais da ingestão adequada de DHA.

A seguir, a nutricionista Danielle Fontes ensina uma receita rápida de vitamina para repor os nutrientes que as mamães que estão amamentando precisam:

Vitamina para dieta na amamentação

Dificuldade de preparo: Fácil
Tempo de preparo: 5 minutos
Rendimento: 1 copo de 300 ml

Ingredientes
250 ml de leite de coco ou de amêndoas
1 banana
4 morangos
1 colher (sopa) de aveia

 

Modo de preparo

  1. Bater todos os ingredientes no liquidificador por cinco minutos.
  2. Colocar em um copo e servir logo em seguida.

 

Dica: caso prefira colocar mais nutrientes, acrescente uma castanha-do-pará à mistura.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

 Referências bibliográficas:

Consultoria e receita da nutricionista Danielle Fontes, formada pelo Centro Universitário São Camilo; Especialização em Terapia Nutricional e Nutrição Clínica pelo Ganep (Grupo de Alimentação e Nutrição Enteral e Parenteral); Especialização em Fitoterapia Funcional -Instituto Valeria Pascoal; Mestre em Ciências pelo Departamento de Oncologia e Radiologia da Faculdade de Medicina da USP e Especialista em Teorias e Técnicas para Cuidados Integrativos pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Goun Jeong, MD et. Maternal food restrictions during breastfeeding. Korean Pediatric Journal, 2017.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima